Bukijutsu (武器術 ) - Técnicas com armas




As artes marciais tem sido praticadas a séculos. Apesar de surgirem em tempos de caos e repressão, sempre foram sinônimos de autodefesa, disciplina e honra. A maioria parte do princípio de que um adversário ferido perde rapidamente o poder de combate. Valendo dessa proposição, quando somente as técnicas do corpo humano (tai jutsu/jujutsu) não são suficientes para deter de modo rápido as ações do inimigo, utilizam-se as armas (buki: 武器).

Ao longo da história do antigo Japão foram desenvolvidas e utilizadas inúmeras armas, sempre em busca da supremacia, tanto nos campos de batalha como em situações da vida cotidiana. A maioria dessas armas são originárias da China, Okinawa e do próprio Japão, sendo que os séculos de guerras e grandes batalhas, contribuiram para a evolução dessa coletânea resultando na maneira como é hoje em dia conhecida.




À medida que a história transcorria, os samurais e as elites de soldados se especializavam nas armas que consideravam mais nobres como o sabre, o arco e a lança; e após a unificação do Japão por Toyotomi Hideyoshi (1536-1598), o qual – com intuito de garantir sua permanência no poder e impedir uma possível insurreição – reascendeu a antiga diferença entre a casta guerreira, os Samurais, e o resto da população, introduzindo restrições na possibilidade de se carregar armas, o que ficou conhecido como "Caça as espadas de Hideyoshi". Segundo essas restrições, qualquer tipo de arma em mãos de uma pessoa de casta inferior era considerado um grave delito, o que poderia levar a morte desse indivíduo.

Uma vez que as políticas internas proibiram o uso de armamentos militares no Japão - fato também ocorrido em Okinawa, dando origem ao kobudo de Okinawa -, os metais se tornaram caros e rigorosalmente controlados. Assim, os indivíduos de menos recursos, de outras classes guerreiras ou ocupações, recorreram a ferramentas do cotidiano para se defender, e por tal circunstância foram os mais engenhosos na matéria de criar novas armas.

Os clãs shinobis utilizaram muitas dessas armas, além de adaptarem e desenvolverem várias outras; isto porque havia a necessidade de executar suas missões passando despercebidos. Para eles, diferentemente dos samurais, as armas eram consideradas meras ferramentas de trabalho e não objeto de veneração.

Além da defesa contra armas de fogo e técnicas de combate utilizando "armas" modernas e contemporâneas (Gendai buki: 现代武器), o bukijutsu (武器術 ) no Sistema Shinobi Keiko Kai engloba um conjunto bem variado de armas tradicionais, tanto japonesas (Kobuki: 古武器) quanto de outras culturas, dando ênfase principalmente aos seguintes pontos:
  1. Técnicas de combate com facas (Tanto jutsu: 短刀術);
  2. Técnicas de combate com espadas  (Ken jutsu: 剣術);
  3. Técnicas de combate com o bastões (Bo jutsu: 棒術);
  4. Técnicas de combate com a corrente  (Kusari fundo jutsu: 鎖分銅術);
  5. Técnicas de combate com o  bastão expansivo tático.